DCEC: Semana de 4 a 10 de novembro de 2024

Deus começou seu plano com o homem em uma família, a saber, Adão e Eva. O enredo desta história, porém, após a queda e inserção do pecado, culmina na corrupção de toda a raça humana. Deus decide dar um basta, e encontra novamente, em uma família, a continuidade de seu plano. Em Noé, Deus encontra um homem justo e obediente, mas acima de tudo, um pai. Ele exerceu influência sobre os seus, e os levou a salvação.

Novamente, Deus usa esta mesma lógica com Abrão. Ele muda o seu nome para Abraão “pai de muitos”, e contrariando a expectativa natural, lhe concede uma família, da qual surgiria o povo escolhido de Deus.

Quando o povo de Deus então sofria a mais severa opressão, o caminho para a libertação também passaria pela família. A Páscoa, ou “pass over”. Onde os pais de cada casa iriam salvar os seus filhos através do sangue nos umbrais da porta. O sacrifício de um cordeiro perfeito por família, livraria da morte quando o anjo passasse.

Quantas coisas ocorrem e dependem de pais, que foram usados por Deus para a salvação da sua casa, e agiram na mudança de todo o contexto em que estavam inseridos.

Uma frase de Billy Gram diz:
Se você levar o seu filho ao sucesso neste mundo, mas não levar a Cristo, você fracassou.” Os pais, necessitam urgentemente buscar o Reino em primeiro lugar, pois eles são a expressão de Deus dentro das quatro paredes que compõem o lar.

Pais, avós, líderes colocados pelo Senhor, tem o dever e também privilégio de conduzir os mais novos ao encontro com o seu Salvador. E isto, é a essência do que significa ser igreja, tal como diz o poema recitado pelo amado irmão Otocar:

Da-me tua mão meu neto amado, pois quero caminhar contigo, ao menos um pedaço do caminho
Quero mostrar-te bençãos e alegrias de quem nunca está sozinho
Dá-me tua mão meu netinho, quero caminhar contigo o suficiente, até a sala do trono
Onde ali docemente o mestre te dirá com carinho
Dá-me filho amado o teu coração
Entrega então a ele todo o teu ser e segue sorrindo alegre a caminhada com Jesus
”.

Que possamos ser fiéis neste ministério, da edificação das vidas mais importantes a nós confiadas: as da nossa própria casa. Medite sobre, e compartilhe com seus irmãos quais pontos você pode buscar de forma prática para crescer em refletir a imagem de Deus na sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *