DCEC: Semana de 24 a 30 de junho de 2024

Spotify… Instagram…

Existem muitas composições musicais que falam sobre a paz que o mundo não pode dar. Ainda que as pessoas busquem essa paz, não apenas física, mas de alma, ela será encontrada somente em Jesus. Enquanto incrédulos, éramos tão ansiosos e aflitos, mas agora que nos rendemos ao Senhor, o nosso Príncipe da Paz entrou e encheu o nosso coração, por isso temos a verdadeira paz habitando em nosso coração.

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15). Jesus é o árbitro, aquele que cuida, governa, dirige; assim como em uma partida de futebol, o árbitro é responsável por conduzir o andamento da nossa vida, nos alertando e advertindo, sempre apontando o caminho. Assim Jesus faz com o nosso coração para que a paz seja permanente.

Cada vez mais temos visto um mundo perturbado, sem paz, especialmente quando surgem catástrofes como essa que estamos enfrentando em nosso Estado. Em momentos assim, aumentam a insegurança, os transtornos mentais e a angústia existencial que faz com que muitos percam a esperança. Mas somente a paz de Deus é capaz de sanar os aflitos de alma e desesperados. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

Com Jesus é possível ter paz em todas as circunstâncias (2 Tessalonicenses 3:16), desde o momento em que levantamos até a hora de nos deitarmos (Salmo 4:8). Por que, então, não conseguimos repousar tranquilos? Por que nos sentimos tão ansiosos? Por que nossa mente está sempre andando em todas as direções? Pode ser que estejamos sofrendo com um dos seguintes motivos que podem roubar a nossa paz.

1) Pecados não confessados (Salmo 32:3) – Nós pecamos de três maneiras: pensando, falando e agindo. Talvez como cristãos renascidos, não cometemos mais ações violentas, ou não falamos mais palavras torpes, mas o mais difícil de controlar é o pecado dos pensamentos. Por isso, devemos orar todos os dias pedindo perdão ao Senhor pelos nossos pecados, especialmente na área do pensamento. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

2) Preocupações deste mundo (Mateus 6:25-27) – Não devemos andar ansiosos quanto ao que comer, o que fazer, sempre nos preocupando com o futuro. Um dos principais testemunhos da enchente no Rio Grande do Sul, é o fato de muitas pessoas, até mesmo as que não temem a Deus, reconhecerem que a vida é mais valiosa que os bens. Não podemos deixar a ansiedade e as preocupações tomarem conta do nosso coração!

3) Espírito orgulhoso que não aceita correção (3 João 1:9-10) – Em 3 João, vemos o contraste entre uma advertência acerca de Diótrefes, homem com espírito egoísta e orgulhoso; e Demétrio, homem íntegro e verdadeiro, do qual todos davam um bom testemunho, pois se doava em favor dos irmãos. Para cultivarmos a paz de Deus em nós, devemos ser como este segundo homem, nos dedicando ao serviço dos santos sem darmos lugar ao orgulho.

Como discípulos de Jesus, somos chamados a promover essa paz, sendo pacificadores; mas não há como transmitir aquilo que não temos. Assim, se você se sente angustiado ou ansioso, e não consegue ter paz em seu coração, seja por algum pecado não confessado, circunstâncias adversas ou até mesmo o orgulho, confesse o seu pecado aos irmãos e orem juntos para que essa paz volte a arbitrar em sua vida.

Comentário (1)

• Ana Clori| 26 de junho de 2024

Preciosa palavra. Obrigada Jesus por nos conduzir nos teus caminhos, cuidando de cada detalhe. A Ele a glória, a Ele a glória, a Ele a glória, pra sempre amém.