Semana de 20 a 26 de agosto de 2023
Rm 8:18-27
A Palavra de Deus afirma que vivemos em um mundo caído devido ao pecado de Adão. A queda afetou não apenas os seres humanos, mas também o ambiente, a flora e os animais. Paulo chega a descrever este mundo como um “mundo tenebroso” (Ef 6:12) e uma “era perversa” (2Co 4:4). No entanto, há um chamado de Deus para nós no meio desse cenário caótico de destruição e corrupção. Em Romanos 8:19, é afirmado que “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”. A criação, que foi cativa devido ao pecado de Adão, geme e aguarda libertação, que ocorrerá quando Jesus retornar. A natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus, daqueles que compreenderam seu propósito e o amor de Deus – a manifestação dos HUIÓS, termo grego que significa “filhos maduros”.
Existe uma expectativa por parte da criação, que não se limita apenas às coisas criadas, mas também inclui aquelas pessoas que ainda não se converteram, que ainda não foram vivificadas por Cristo; pessoas que ainda não se submeteram ao senhorio de Cristo e ainda não foram preenchidas com o Espírito Santo. Um dos nossos chamados é corresponder a essa expectativa e revelar o único nome dado aos homens para a salvação: Jesus. Este é o único meio pelo qual toda a criação e cada ser humano podem se redimir e ser salvos. Em Isaías 42:1-4 e Mateus 12:21, é nos dito que as nações depositarão sua esperança nele.
Ao longo da Bíblia, podemos perceber que, apesar da situação caótica e corrupta que envolve os filhos de Deus, Ele deseja manifestar sua glória através deles e ser conhecido. Em Filipenses 2:15, é dito que vivemos em uma “geração pervertida e corrupta”, mas devemos “brilhar como estrelas no mundo”. Isso ocorreu com José, Moisés, Daniel, com os apóstolos e com todos aqueles que optaram por agradar a Deus e servi-lo neste mundo.
O Pai quer se revelar através de seus filhos maduros. Deus nos chama a carregar sua imagem neste mundo que foi corrompido pelo pecado. Somos chamados a proclamar as insondáveis riquezas de Cristo a todos os homens. Jesus ordenou que pregássemos o evangelho a “toda criatura”.
“A criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”. A palavra “revelação” aqui significa trazer à luz, tornar conhecida a vontade de Deus, manifestar, revelar algo que é desconhecido. Se nos tornamos filhos maduros, temos o chamado de expressar a imagem de Deus, revelar Cristo às pessoas e torná-lo conhecido. Embora haja dificuldades e sofrimentos nessa jornada, a Palavra nos consola afirmando que os sofrimentos presentes não se comparam com a glória futura. Quando encontrarmos Jesus na glória e o virmos face a face, o sofrimento não mais nos alcançará, todas as lágrimas serão enxugadas pelo Senhor e todas as dúvidas se dissiparão. Passaremos a eternidade com Ele.
Considerando nosso chamado e tudo o que foi dito, como tem sido a proclamação do evangelho através de sua vida? Identifique o que tem impedido ou atrapalhado você de cumprir este propósito. Vamos encorajar e aconselhar uns aos outros para crescermos juntos nessa área e pregar as boas novas de salvação.