QUEM É JESUS? EU SOU A LUZ DO MUNDO

Semana de 05 a 11 de fevereiro de 2023

LER: João 8:12 e João 9:1-7

Quem segue Jesus não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 

No Rio Grande do Sul, há uma trilha bem conhecida que é o Viaduto 13, um antigo viaduto ferroviário construído pelo exército nos anos 70. Neste viaduto, há um túnel muito escuro, a ponto de você precisar de uma lanterna, pois você não enxerga o que está diante de você e nem o que está ao seu lado. Você não enxerga nada. É como um cego.

No entanto, com a luz de uma lanterna você consegue enxergar, caminhar cuidadosamente e completar o caminho. 

Andar em trevas, como Jesus falou, é estar submerso neste mundo caído, sem perspectiva, escravo do pecado, com uma visão limitada a respeito da vida e da história do mundo. Andar em trevas é ser uma marionete de satanás, é andar sem ter a verdadeira vida. Trevas é a consequência de uma vida sem Jesus, e quão densas trevas estão na vida de alguém que está longe dele.

Em Efésios, Paulo nos descreve a nossa antiga natureza: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.” (Efésios 5:8)

Trevas é o estado em que o mundo se encontra e era a nossa antiga condição sem Cristo. Agora, pela graça de Deus, temos vida, temos luz e somos luz do mundo e sal da terra.

Todos nós estávamos como alguém em um túnel, envoltos pela escuridão deste século, cegos e perdidos. Contudo, após nos entregarmos ao Senhor Jesus, ele irradia sua luz em nossas vidas. Ganhamos um novo coração e uma nova visão.

O salmista bem relatou o fato de que, quando nos encontramos com Deus, podemos ver melhor o que está ao nosso redor: “Pois em ti está a fonte da vida; na tua luz, vemos a luz.” (Salmos 36:9)

Por ter a luz de Cristo iluminando nossa vida e nosso caminho, podemos entender e discernir coisas e situações que não fazíamos ideia que existiam. Andar na Luz de Cristo é andar no seu cuidado, sob o seu governo, sob a sua tutela. É andar debaixo de suas asas. Quem anda com Cristo, jamais andará em trevas.

Por isso, caros irmãos, que possamos cada vez mais andarmos na luz de Cristo! Podemos fazer isso meditando mais nas Escrituras, confessando nossos pecados uns aos outros e aumentando nosso tempo de comunhão com o Pai. Como pessoas que um dia andaram na escuridão e foram iluminadas, não podemos esquecer que devemos deixar a luz de Cristo brilhar através das nossas vidas, para que aqueles que hoje vivem na escuridão possam vê-la e serem salvos por este mesmo amor que um dia nos alcançou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *