FILIPENSES: O SENHORIO DE CRISTO NAS ADVERSIDADES

Semana de 18 a 24 de setembro de 2022

LER: Fp 2.5-11

Quantos de nós já nos sentimos impotentes e insuficientes diante das lutas que nos cercam? Essa semana, vamos descobrir que quem tem a Cristo como Senhor, não precisa temer os perigos deste mundo.

A carta de Filipenses foi escrita de dentro de uma prisão – uma casa alugada onde Paulo ficava preso sob vigilância constante. Alguém já disse que Roma pensou que tinha colocado Paulo algemado a dois soldados mas, na verdade, eram os soldados que estavam algemados a Paulo. Ele diz: “minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana”. O evangelho estava se espalhando entre os soldados de mais alto prestígio, que serviam na guarda pessoal do imperador. Ao final de Filipenses, lemos assim: “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César” (Fp 4.22). A prisão de Paulo, o líder mais influente do cristianismo, poderia parecer uma grande derrota aos olhos humanos, entretanto, dentro do plano de Deus, esse era o lugar mais importante onde ele deveria estar naquele momento.

Paulo sabia que ele não era um mero prisioneiro, uma vítima, mas um embaixador em cadeias. Isso porque para além das portas da sua prisão, acima de toda a autoridade dos Judeus e de César, ele via Cristo assentado no trono do universo. Paulo entendeu que Jesus é o Senhor em tempos fáceis e difíceis, e que Seu propósito para nossa vida não falhará.

Assim ele enxergava seus adversários: homens cruéis que não estavam satisfeitos com o fato de ver Paulo na prisão, mas que queriam prejudicá-lo ainda mais e lhe aumentar as tribulações. Entretanto, ele pôde dizer: “Todavia, o que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.” (Fp 1.18)

Quanto nós precisamos aprender com esse homem de Deus! Muitas vezes, ao primeiro sinal de luta, nos desesperamos e desconfiamos. Temos medo, não porque nos falta a mesma coragem de Paulo, mas porque nos falta a mesma visão. Nos falta entendermos, de verdade, que Jesus é o Senhor de tudo o que acontece em nossas vidas! Ele disse que nem mesmo um simples pardal cai dos céus sem o consentimento de nosso Pai e quanto mais valemos do que muitos pardais! (Mt 10.29-31)

Compartilhe, portanto, com seus irmãos quais são as lutas que você tem enfrentado. Abra seu coração e onde existe incredulidade e falta de confiança, e peça que Deus lhe dê novos olhos para vê-lo. As situações podem não mudar, mas seu coração mudará e isso transformará tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *